InícioRegião do AraripeAraripinaPolítica: Sumiço de líderes após resultado das urnas, faz oposição silenciar

Política: Sumiço de líderes após resultado das urnas, faz oposição silenciar


Um fato que tem chamado a atenção no meio político, especialmente aqui na Região do Araripe é o silêncio das oposições. Passado o pleito eleitoral que consagrou as chapas vitoriosas, percebe-se um sumiço dos líderes oposicionistas que não obtiveram êxito nas urnas, e com isso os vereadores eleitos no bloco do “contra” estão meio silenciados.

Parece que nos dois primeiros anos de legislatura não há muito o que reclamar. Então quando se inicia a proximidade do novo pleito há um despertar do senso crítico e novamente a oposição ressurge apontando mil e um problemas sem trazer nenhuma solução que sirva para resolver alguma coisa. Há quem diga que o fracasso de uma eleição perdida se dá justamente nesse eixo de atuação do líder. Querer representar um povo significa estar junto dele independente de ter conseguido um cargo eletivo ou não ter obtido o sucesso esperado. Se eu me escondo da presença de um povo que acredita nos meus ideais estou confirmando este pensamento popular de que só apareço de quatro em quatro anos. É o mesmo que plantar sem ser tempo de chuva, e isso se transforma em mais decepção, prejudicando a autoestima dos colegas oposicionistas, como também, decepcionando a militância.

Por enquanto as reuniões nas Casas legislativas ainda tem ocorrido sem confrontos diretos entre os vereadores. Projetos enviados estão sendo votados sem muitas abstenções. Até que seria bom um ambiente de colaboração entre os dois lados da democracia, por outro lado, não deixa de ser prejudicial esse silêncio da oposição que segue abandonada pelos líderes que sumiram.

Analisando o cenário dos dez municípios do Araripe, observo que nos três principais houve um distanciamento entre os oposicionistas e a população. Bodocó, Ouricuri e Araripina são as cidades onde não encontramos um posicionamento direto e participativo dos líderes nessa política atual de pós eleições. Quem sabe seja devido a pandemia ou de fato seja aquilo que nós já temos em mente, ou seja, a prática de aparecer somente nos 45 minutos dos segundo tempo. Por outra lado, nem tudo está perdido, em Ipubi o candidato do DEM que perdeu a eleição continua firme em suas provocações ao Gestor Chico Siqueira do PSB. Em Santa Filomena tem vereador oposicionista gravando vídeos de esgotos estourados e divulgando nas redes, isso já é um bom começo para servir de exemplo aos sumidos e de estímulo aos eleitos silenciados.

Aguardemos os próximos capítulos da política local para ver até onde esse silêncio vai durar.

Redação AF News / Opinião Fabrício Feitosa / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS