InícioAraripina em FocoSegundo boletim da Sesapi, Picos possui dois casos suspeitos de Covid19

Segundo boletim da Sesapi, Picos possui dois casos suspeitos de Covid19

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí divulgou no início da noite desta segunda-feira (16), uma nota informativa sobre os casos relacionados ao coronavírus no Estado. Segundo o boletim,  foram notificados 37 casos, sendo que destes, 28 (75,6%) encontram-se em investigação e 09 (24,3%) foram descartados. Os municípios constando os casos são: Teresina, Picos, São Miguel do Tapuio, Parnaíba, São João do Piauí. 

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), as autoridades de saúde do Piauí elaboraram o Plano de Contingência do COVID-19, que tem sido divulgado através de realizações de oficinas com os hospitais públicos e privados, atenção básica, laboratórios e demais profissionais de saúde, de forma que a linguagem unificada e o fluxo aprimorado.

Destes casos suspeitos, 20 tiveram histórico de deslocamento internacional ou nacional para locais com transmissão da doença e 17 são contatos. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Definição de casos

Viajante: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país e apresente:  febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia. 

Contato próximo:  pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e apresente: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).

Contato domiciliar: pessoas que, nos últimos 14 dias, residam ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e apresente: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

Portal Saiba Mais / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS