InícioRegião do AraripeAraripinaARARIPINA SE SUPERANDO EM TEMPOS DE CRISE

ARARIPINA SE SUPERANDO EM TEMPOS DE CRISE

Quem assiste o noticiário na grande mídia só ver crise e mais crise, Estados falidos como são os casos do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, principalmente. Pernambuco noticiando que não teria previsão para data de pagamento13º salário do seus servidores -pagamento garantido com participação do Estado na repatriação de recursos no exterior- o governo local atrasando salários alegadamente por conta de menor arrecadação e repasse comparados com arrecadação em outrora.

Quanto a Araripina podemos dizer que se encontra em situação privilegiada no que tange a investimentos privados. Analisando o cenário sombrio atual, esta é a região no Estado que ainda está mantendo os empregos necessários para segurar a economia local. Temos hoje mais de 4 bilhões de reais em investimento na região proporcionado pela energia eólica, que para construções de seus parques gera emprego e renda na nossa cidade e região. A industria gesseira, que também  emprega grande parte de trabalhadores,  mesmo com as dificuldades observada no mercado nacional da construção civil, mantém mais de 30% da renda per capita da cidade; Nossa agricultura, que gera também boa parte dos empregos na cultura da mandioca, encontra-se operando parcialmente, com preço da saca de farinha valendo 40% menor comparado com outras épocas;  O setor de comercio em geral também sofre, mas esta se mantendo por conta do aporte de dinheiro em nossa cidade – compra-se  marca barata mas não deixa de comprar- O setor de serviços tem sua rotatividade regular, como: hotéis/pousadas, restaurante/bares  e concessionários/auto peças/combustíveis com mais de 60% em operações. Esse último segmento, presta serviços para proprietários de veículos da cidade e flutuantes, -é só observar a quantidade de carros que circula na cidade diariamente- demanda essa criada pela construção dos parques eólicos. Nossa cidade em sua plenitude não depende do governo local, como acontece em vários municípios dos estados nordestino. O governo local deveria ser o agente mobilizador para atrair mais investimentos e oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento chegar. Apesar de tudo, nossa cidade vem atraindo investimentos e aporte de capital de impressionar, analisamos.

Nos últimos cinco anos, o que entrou de investimento e empreendimentos privados nos transforma a cidade mais importante do Araripe. Vejam quantos loteamentos surgiram nesses últimos anos só no entorno da cidade. Podemos contabilizar, no mínimo, 8 empreendimentos imobiliários. A cidade ganhou mais um agente financeiro o ITAU que no total soma 6(seis) instituições; Grandes redes varejistas de porte nacional, a exemplo das Lojas Americanas, Magazine Luiza, drogaria Pague Menos, ótica DINIZ, bem assim, concessionárias de veículos como: Volkswagen, CHEVROLET e FIAT; supermercados de porte de capital exemplo Braz Tudo e Pajeú; setor de hotelaria com novos equipamentos de ótima qualidade.

O salto está sendo gigantesco, mesmo sem participação efetiva de nossos agentes políticos e por falta desta participação, Araripina vem perdendo empreendimentos, a exemplo da fabrica de placas solares que foi destina para outro município; e o Governo do Estado resolveu investir 30 milhões reais na cidade de Serra Talhada para viabilizar o aeroporto local, ignorando o potencial de Araripina, mesmo sabendo de nossas potencialidades.

Sinclair Engell

Administrador de Empresas

Micro-empresário

Damião Sousa
Damião Sousa
Diretor de Jornalismo e Marketing
RELACIONADOS