InícioAraripina em FocoOlinda não terá bonecos gigantes de Lula e Bolsonaro para evitar brigas

Olinda não terá bonecos gigantes de Lula e Bolsonaro para evitar brigas

No carnaval de 2023Olinda não vai ter boneco gigante do presidente Lula (PT) nem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta é a primeira vez, desde 2007, que o mandatário do país não será representado por esculturas da Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda. Segundo os organizadores, a medida foi adotada por causa da polarização política.

A tradição dos bonecos gigantes do presidente da República começou no segundo mandato do presidente Lula. O mais recente foi o de Bolsonaro, confeccionado em 2019 e que desfilou pela última vez em 2020, junto com o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Essa foi a última vez que Pernambuco teve carnaval de rua antes da suspensão provocada pela pandemia da Covid.

Segundo o produtor cultural Leandro Castro, responsável pela embaixada dos bonecos, também já foram confeccionados bonecos gigantes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB).

“Desde a época de Dilma a coisa começou a ficar polarizada, e na última eleição tomou uma amplitude muito grande. Sempre tinha uma discussão ou outra, e, por isso, vamos dar uma parada”, afirmou Leandro.
Ele afirmou, ainda, que sempre entra em contato com os gabinetes presidenciais, antes de fazer as homenagens no carnaval. Na embaixada, há bonecos de diversos presidentes, como o marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro a assumir a presidência do Brasil; Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Tancredo Neves e Fernando Henrique Cardoso.

“O presidente é uma figura pública, o que não pode é ofender. A coisa é bem ampla, mas, num momento de polarização como o que estamos, é melhor se concentrar apenas no nível cultural, para evitar discussões. Vamos brindar ao carnaval”, declarou Leandro.

Rainha no lugar do presidente

No lugar do presidente do Brasil, a embaixada vai colocar nas ruas, durante o carnaval, a boneca gigante da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que morreu em setembro de 2022, aos 96 anos. A escultura foi finalizada no início de janeiro de 2023.

“Nas olimpíadas de Londres, em 2012, tínhamos feito algumas figuras da Inglaterra e falamos com o embaixador para saber se podíamos fazer uma homenagem à rainha. Ele concordou, mas a gente não gostou do resultado. Agora, fizemos uma nova imagem, e ficou do jeito que queríamos. Ela vai estrear no carnaval de 2023″, afirmou o produtor.

Por g1 PE

RELACIONADOS