InícioAraripina em FocoCidades do Araripe possuem canais FM vagos

Cidades do Araripe possuem canais FM vagos

A democratização das comunicações sempre foi um assunto defendido para levar entretenimento e informação às comunidades mais distantes do país. A grande maioria da população recebia em suas casas a frequência em Amplitude Modulada o AM. Porém, essa realidade mudou com o fim dessas transmissões nessa faixa.

Aqui no Sertão do Araripe duas emissoras conseguiram fazer a migração do AM para o FM, a Rádio Grande Serra e a Voluntários da Pátria, a primeira sediada em Araripina e a segunda em Ouricuri, sendo os dois principais veículos de comunicação em abrangência na região.

Algumas cidades ainda não conseguiram obter a instalação de nenhuma emissora de rádio, como a cidade de Bodocó. Outras aqui no Araripe possuem pelo menos um canal comunitário.

De acordo com o Ministério das Comunicações, para as cidades do Sertão do Araripe, sobram frequências disponíveis, faltando apenas disponibilidade das empresas em ocupar essas faixas. veja abaixo alguns canais em FM vagos:

Ouricuri: 105.9 (Educativo)

Trindade: 98.9 (Educativo) / 100.1 (Comercial)

Bodocó: 88.7 (Educativo)

Moreilândia: 89.1 (Educativo)

Ipubi: 105.5 (Educativo)

Granito: 89.7 (Educativo)

Santa Filomena: 88.7 (Comercial)

Santa Cruz: 95.9 (Educativo) / 88.9 (Comercial)

Para ocupar alguma dessas faixas, a empresa interessada precisa fazer a petição inicial ao MCTIC, obtendo os modelos de requerimentos disponíveis no site do órgão. O segundo passo é apresentação do estudo de viabilidade técnica e o projeto de instalação. Após apresentação de todas as documentações aguarda o deferimento ou indeferimento.

Redação AF Newss / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS