InícioAraripina em FocoDicas de Saúde com Dr. Gianny Lacerda fala sobre fisioterapia

Dicas de Saúde com Dr. Gianny Lacerda fala sobre fisioterapia

                                    

Dr. Gianny Lacerda é fisioterapeuta com especialidade em coluna. É bastante conhecido em Araripina e região pelo seu trabalho preciso e o modo espontâneo e alegre de tratar seus pacientes, atendendo todos os dias na Uniclinic do Araripe, hoje o Dr. fala sobre a importância da  fisioterapia:


” A cada dia a sociedade exige mais sucesso das pessoas, que muitas vezes não estão fisicamente preparadas. O que acarreta uma sobrecarga física, que se instala sobre o corpo, provocando alguns sintomas.
Daí a importância da fisioterapia, que propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Essas ações visam à minimização de disfunções decorrentes de doenças crônico-degenerativas, prevenção de condições físicas e funcionais desfavoráveis e até de futuras possíveis lesões.


Área de atuação


A atuação da fisioterapia é ampla e a cada dia vem crescendo mais, atuando nas áreas preventiva e terapêutica e também na manutenção do quadro clínico, mesmo após a reabilitação.


O profissional fisioterapeuta se utiliza de métodos e técnicas que têm como finalidade restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente, de acordo com cada caso em específico.
Vejamos algumas áreas de extrema importância de atuação de um fisioterapeuta e como o trabalho funciona:


Traumato-ortopédica


A fisioterapia atua nos casos onde há uma fratura ou uma patologia (óssea, muscular ou articular), prevenindo contra as sequelas e preparando a musculatura envolvida para o retorno às suas funções normais.
O profissional está preparado tanto para trabalhar no pré-operatório (antes da cirurgia), como no pós-operatório (após a cirurgia). E tem o objetivo de diminuir as dores e inflamações e reabilitar o indivíduo, para que retorne normalmente às suas atividades diárias.


Neurológica


Em casos de problemas neurológicos, a fisioterapia deve ser iniciada logo no primeiro momento. Ou seja: assim que o diagnostico for traçado e o quadro clínico do paciente estiver estabilizado.
Os exercícios são em caráter de manutenção e progressão das atividades diárias, e também de incentivo por meio de estímulos sensoriais. “Tudo, é claro, de acordo com as limitações causadas pelo comprometimento neurológico do indivíduo”, alerta Dr. Giay.


Respiratória


A fisioterapia pneumofuncional é realizada através de manobras que incentivam à eliminação de secreções e melhor mecânica respiratória, facilitando a respiração e fortalecendo a musculatura envolvida. São atributos do fisioterapeuta o uso de incentivadores inspiratórios e expiratórios, bem como a implementação de posturas adequadas a determinadas patologias.
“Normalmente, a reabilitação pulmonar promove uma melhora na qualidade de vida de pacientes que apresentam dificuldades para respirar, mesmo aos menores esforços”, completa o  fisioterapeuta.


Cardiológica


Em pacientes com problemas cardiológicos, a fisioterapia é iniciada no período pré-operatório, num preparo cardiopulmonar, visando uma rápida recuperação do indivíduo após a cirurgia.
Em pacientes em estado grave ou potencialmente grave, os cuidados do fisioterapeuta começam ainda na unidade de terapia intensiva.


Saúde da Mulher


Algumas doenças que acometem as mulheres, como câncer de mama, incontinência urinária, fibromialgia, entre outras, merecem atenção especial por parte da fisioterapia. Pois, ela tem um importante papel na manutenção e prevenção de complicações, inclusive no pré e pós-operatório.


Assessoria de comunicação  da ( Uniclinc)

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS